A DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E AS ALTERNATIVAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO RURAL DO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRÓPOLIS (SP).

Autores

  • Fernando Veloso UNESP - Presidente Prudente
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i12.1723

Resumo

 

A diversificação das atividades agropecuárias apresenta-se como importante estratégia para a reprodução social e econômica dos pequenos proprietários no espaço rural brasileiro. Neste contexto, considerando a crise da cafeicultura que ocorreu na Região de Dracena, localizada no oeste paulista, no início da década de 1980 e que afetou, sobretudo, os pequenos proprietários rurais, buscamos nesse trabalho analisar as alternativas produtivas encontradas por estes produtores no Município de Junqueirópolis. Por essa razão, selecionamos como área da pesquisa, as cinco (05) microbacias beneficiadas com o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas – PEMH (Colibri, Ariranha, Saltinho, Taquarassu e Caingangues) no município de Junqueirópolis.  Dessa forma, constatamos que neste município, em virtude da crise da cafeicultura, os pequenos proprietários rurais pesquisados buscaram desenvolver alternativas econômicas para a manutenção de suas unidades produtivas, ocupando papel de destaque a diversificação produtiva e o associativismo rural. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Veloso, UNESP - Presidente Prudente

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente. Faz parte do Grupo de Estudo Dinâmica Regional Agropecuária (GEDRA).

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

VELOSO, F.; DE MEDEIROS HESPANHOL, R. A. A DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E AS ALTERNATIVAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO RURAL DO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRÓPOLIS (SP). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 12, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v2i12.1723. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/1723. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos