A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BONDE ELÉTRICO NA CIDADE DE PIRAJU-SP (1915-1937)

Autores

  • Thiago Henrique Valério Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Karla Rosário Brumes Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Pierre Alves Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i12.1586

Resumo

O artigo trás uma discussão histórica da cidade de Piraju-SP e realiza reflexões da Geografia histórica; da história e cidade; e do método regressivo-progressivo de Lefebvre, que busca discutir elementos do passado, em uma análise diacrônica e sincrônica. O objetivo do trabalho é a relação bonde elétrico e espaço urbano-rural de Piraju-SP, no que tange os fluxos e circulação de pessoas e mercadorias em um dado momento do passado. E por fim, apontar as transformações no espaço urbano no período do bonde elétrico “Tramway” no local e em outras escalas, como exemplo a cidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Valério Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestrando do Programa de Pós-Graduação  em Geografia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bolsista da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Karla Rosário Brumes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Adjunto dos cursos de Graduação e Programa de Pós-Graduação  em Geografia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Pierre Alves Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor Adjunto dos cursos de Graduação e Programa de Pós-Graduação  em Geografia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

PEREIRA, T. H. V.; BRUMES, K. R.; COSTA, P. A. A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BONDE ELÉTRICO NA CIDADE DE PIRAJU-SP (1915-1937). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 12, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v2i12.1586. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/1586. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)