PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

Autores

  • Rodrigo Cezar Criado UNESP - FCT/campus de Presidente Prudente, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i11.1280

Resumo

Atualmente a questão ambiental no Brasil tem causado muita preocupação na sociedade, tendo em vista o risco iminente de escassez dos recursos naturais, o debate ambiental procura preservar os recursos naturais e manter a geração de renda. Desta forma, surge uma nova abordagem na gestão ambiental, visando retribuir financeiramente os indivíduos que cumprem as leis ambientais e oferecem para a sociedade um meio ambiente equilibrado, partindo do princípio “provedor-recebedor”, através dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O presente artigo pretende analisar o potencial dos PSAs na gestão dos recursos hídricos, corroborando a geração de beneficios ambientais e econômicos para a sociedade, auxiliando os proprietários de terras que atuam no combate à poluição difusa e outras ações que gerem impactos ambientais negativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cezar Criado, UNESP - FCT/campus de Presidente Prudente, Brasil

Mestrando em Geografia, no Programa de Pós Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP - Presidente Prudente

Downloads

Como Citar

CRIADO, R. C. PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 11, 2012. DOI: 10.35416/geoatos.v2i11.1280. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/1280. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos