CIDADE MÉDIA, POLARIZAÇÃO REGIONAL E SETOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE MONTES CLAROS, NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Iara Soares de FRANÇA Universidade Federal de Uberlândia
  • Anete Marília PEREIRA Universidade Federal de Uberlândia
  • Beatriz Ribeiro SOARES Universidade Federal de Uberlândia
  • Douglas Leite MEDEIROS Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i16.863

Resumo

As cidades médias no Brasil podem  ser pensadas como “centros de  intermediação”, definindo  novos papéis frente a atual organização territorial brasileira.   A preocupação com as cidades de porte médio, no país,  remonta à década de 1970,  sobretudo  a partir da formulação e implementação de programas governamentais direcionados a este segmento da rede urbana, através da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano  (PNDU),  que compunha  o II Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil (II PND).  As cidades médias crescem e  se  expandem obedecendo a  uma dinâmica  de intensos  fluxos de mercadorias, de capitais e de usos. Neste sentido, os espaços são transformados, as atividades deslocam-se intra e inter  regionalmente. Em Montes Claros,  cidade média do Norte de Minas Gerais, o crescimento da cidade, resultante do aumento demográfico e da expansão do tecido urbano, tem ocasionado o surgimento de diversos tipos de funções, relacionadas à prestação de serviços e ao comércio. A sua economia, inicialmente baseada na  agricultura e na pecuária  (século XVII),  experimentou,  após os anos de 1970, um processo de diversificação e especialização  juntamente com o crescimento populacional. Diante disso, o presente estudo analisa o setor de educação superior da cidade média de Montes Claros, enquanto elemento potencializador de sua dinâmica econômica atual, sobretudo com a diversificação dos setores de comércio e serviços. Com isso, Montes Claros se tornou um centro de convergência, no qual as cidades por ela polarizadas usufruem serviços diversos, redefinindo sua organização espacial e suas funções regionais, bem como seu papel como cidade média de grande alcance regional.

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Como Citar

FRANÇA, I. S. de, PEREIRA, A. M., SOARES, B. R., & MEDEIROS, D. L. (2011). CIDADE MÉDIA, POLARIZAÇÃO REGIONAL E SETOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE MONTES CLAROS, NO NORTE DE MINAS GERAIS. Formação (Online), 2(16). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i16.863

Edição

Seção

Artigos