CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DINÂMICA INDUSTRIAL E ENERGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Evandro Filie Alampi UNESP - Presidente Prudente
  • Everaldo Santos Melazzo UNESP - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.821

Resumo

A dimensão espacial tem ganhado relevância na agenda das discussões sobre as transformações econômicas da produção industrial nos últimos anos. Desconcentração e centralização como processos em curso e suas resultantes espaciais exigem abordagens e investigações que partam do concreto em direção à elaboração de interpretações mais compreensivas sobre tais realidades. No bojo de tais processos, um dos mais notáveis é a emergência e consolidação de mudanças estruturais nas relações entre indústria e energia em sua tradução espacial, relações estas que podem ser analisadas sob diferentes pontos de vista. Este trabalho, além de analisar as questões correlatas à dinâmica industrial, sobretudo no Estado de São Paulo, procura enfatizar a importância de voltar os olhares para a Geografia da Energia, uma corrente geográfica que vem sendo pouco abordada desde sua origem e que pode dar suporte a estudos de Geografia Econômica e Industrial. Tendo tais questões em vista, este artigo alinha argumentos para tal discussão, que apenas se inicia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Filie Alampi, UNESP - Presidente Prudente

Geógrafo formado em licenciatura e bacharelado pela UNESP de Presidente Prudente. Estudante de Pós-Graduação em Geografia em nível de mestrado também pela UNESP de Presidente Prudente e atua nas áreas de Geografia Econômica, Industrial e Energia.

Everaldo Santos Melazzo, UNESP - Presidente Prudente

Economista. Doutor em Geografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT – Unesp de Presidente Prudente – SP. Membro do Gasper – Grupo “Produção do espaço e redefinições regionais”

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Alampi, E. F., & Melazzo, E. S. (2012). CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DINÂMICA INDUSTRIAL E ENERGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Formação (Online), 1(19). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i19.821

Edição

Seção

Artigos