EDITORIAL

Revista Formação Online Equipe Editorial

Resumo


Estimados leitores,

Iniciamos o ano de 2019, o 26º ano de existência da Revista Formação, com a publicação do número 47. Um quarto de século mais um ano é tempo para se comemorar a duração da revista, a melhora na agilização do tempo entre a submissão das matérias e sua publicação, o fortalecimento do corpo de pareceristas, em escala nacional, a adoção de um software que avalia a qualidade dos textos em termos de originalidade e a opção pelo sistema on-line que permite divulgação para todos aqueles que leem português em qualquer parte do planeta.
A edição deste número traz, mais uma vez, dez artigos inéditos que contribuem com a produção científica da Geografia, resultado dos trabalhos, por meio do fluxo normal, enviados por nossos colaboradores. Os dez artigos mostram a riqueza temática que a Geografia foi conformando ao longo do tempo.
Fizemos uma ordenação seguindo um caminho indutivo, que se inicia com os artigos de aporte mais teórico, abstrato ou em ampla escala geográfica para, aos poucos, chegar aos temas mais específicos, de escala local.
Por esse critério, iniciamos com dois textos que falam das redes geográficas na era da globalização (tendo por catalisador a rede urbana) e da geopolítica na tríplice fronteira (entre Brasil, Paraguai e Argentina) por meio do turismo de compras.
Na escala regional, temos a região de planejamento do nordeste goiano, as atividades não agrícolas no campo a partir da Política Agrícola Comum e do agro-hidronegócio e a dinâmica da fronteira paraense por meio da pecuária, da extração madeireira e da mineração.
Na escala do município, temos a divisão territorial do trabalho no contexto do agronegócio, a dinâmica socioeconômica no espaço agrário e as temperaturas urbanas a partir da rotina de trabalho de varredoras(es) de ruas.
Terminamos as matérias com dois estudos que formam um conjunto específico: um deles voltado para a restauração das Unidades Geográficas de Redes Hidrográficas e outro sobre a utilização dos indicadores biológicos em pesquisas geográficas.
Lembramos, como sempre, que os envios de artigos científicos, resenhas e relatórios de campo à Revista Formação (ONLINE) mantêm fluxo contínuo de submissões.




Boa leitura!

Conselho Editorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.33081/formação.v26i47.6472

Revista Formação (Online). ISSN: 1517-543X. E-ISSN: 2178-7298

 

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS

                         

Imagem relacionada

Apoio