A CENTRALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO DE REDEFINIÇÃO SOCIOESPACIAL EM NOVA ANDRADINA-MS: APONTAMENTOS PRELIMINARES

Autores

  • Edmilson Batista Santana Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Maria Jose Martinelli Silva Calixto Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.5619

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão acerca das articulações e interações socioespaciais da cidade de Nova Andradina, localizada na porção sul de Mato Grosso do Sul, a partir da presença de Instituições de Ensino Superior, que se constitui como elemento de reforço na sua condição de centralidade regional. Nesse contexto, visamos evidenciar a centralidade que tal cidade exerce na rede urbana regional, por meio da oferta do serviço de ensino superior, considerando a recorrente necessidade de se realizar uma leitura pautada na multiescalaridade, uma vez que a ação dos agentes sociais se refletem no espaço urbano na sua totalidade e a presença de Instituições de Ensino Superior consiste em um elemento de redefinição socioespacial A partir da discussão a respeito da dinâmica socioespacial propiciada pela IES, o texto evidencia também os novos papéis/funções assumidos pelas cidades pequenas, frente as interações da/na rede urbana, na qual passaram a assumir um caráter funcional por meio da articulação intra e interurbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Batista Santana, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Maria Jose Martinelli Silva Calixto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e credenciada no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia da mesma Instituição

Referências

BELTRÃO SPOSITO. Maria Encarnação A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais. IN: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. (Orgs.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. – 1 ed., 4ª: reimpressão. – São Paulo: contexto, p. 123-145, 2016.

____________.Para pensar as pequenas e médias cidades brasileiras. Belém: FASE/ ICSA/UFPA, Observatório Comova, 2009.

CATELAN, Márcio José. Heterarquia urbana: interações espaciais interescalares e cidades médias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013

CORREA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, 330p.

______. Construindo o conceito de cidade média. Revista Território. Departamento de Geografia, UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.

COUTINHO, Severino Alves. Perfil, relações e necessidade: uma breve análise sobre as cidades pequenas. GeoTextos, v. 7, n. 1, p. 83-104, jul. 2011.

FRESCA, Tânia Maria. Centros locais e pequenas cidades: diferenças necessárias. Mercator, v. 9, n. 9, p.75-81, dez. 2010.

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: Dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2010: Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>, acesso: 7 jun. 2017.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA, Hélio Carlos Miranda de. CALIXTO, M.J.M. SOARES, B. R. Cidades médias e região. 1ª Ed. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2017.

PAREDES, Igor Ronyel. Cidades pequenas e rede urbana: interações a partir do Sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul-MS. 2016. 2012f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton, SILVEIRA, María Laura. Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 11ª. Ed - Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 279-187.

SANTOS, Milton. Espaço e sociedade: ensaios. Petrópolis: Vozes, 1982.

________. Espaço e Método. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Como Citar

Santana, E. B., & Calixto, M. J. M. S. (2019). A CENTRALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO DE REDEFINIÇÃO SOCIOESPACIAL EM NOVA ANDRADINA-MS: APONTAMENTOS PRELIMINARES. Formação (Online), 26(48). https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.5619

Edição

Seção

Artigos