MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE AOS PROCESSOS EROSIVOS A PARTIR DE MÉTODOS MULTICRITERIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA LARANJA DOCE, MARTINÓPOLIS – SP

Autores

  • Tiago Rodrigues Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP)
  • José Tadeu Garcia Tommaselli Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Geografia
  • Paulo Ponce Arroio Junior

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i45.5310

Resumo

Este trabalho discute uma metodologia para identificar e mapear áreas vulneráveis a processos erosivos a partir do estudo das condições ambientais da bacia da Represa Laranja Doce, localizada no município de Martinópolis – SP, onde se encontram diversos tipos de uso e ocupação do solo. O estudo teve como base teórica o balanço morfogênese/pedogênese para considerar a vulnerabilidade aos processos erosivos, utilizando-se de informações sobre a geologia, declividade, geomorfologia, tipologia e usos de solo.  O mapeamento foi realizado em um sistema de informações geográficas a partir de métodos multicriteriais, sendo um deles a Inferência Média Ponderada e o outro o suporte à decisão por Análise de Processos Hierárquicos (AHP), e validado a partir do contraste com imagens de satélite.  Os resultados caracterizam a situação ambiental da bacia segundo o seu grau de vulnerabilidade aos processos erosivos e indicam que cerca de 70% de sua área é considerada estável. Além disso, às análises realizadas qualificam a metodologia utilizada e evidenciam que tal condição se dá em função das características das unidades de relevo e as formas de usos do solo e, portanto, uma condição decorrente das ações do homem no Espaço Geográfico.

 Palavras Chave: Processos Erosivos; Uso do Solo; Vulnerabilidade; Análise de Processos Hierárquicos , Sistema de Informações Geográficas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Rodrigues, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP)

Geografo (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

Membro do Núcleo de Estudos em Política Ambiental (NEPA) da EESC-USP, onde desenvolve pesquisa sobre os Instrumentos de Política Ambiental, em especifico, os temas relativos a Avaliação Ambiental Estratégica, o Planejamento Ambiental e Urbano e Sistemas de Informação Geográficas.

José Tadeu Garcia Tommaselli, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Geografia

Engenheiro Cartógrafo formado pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente-SP (1982). - Mestre em Agronomia, área de concentração Agrometeorologia pela ESALQ/USP, Piracicaba-SP (1992). - Doutor em Ciências, área de concentração Energia Nuclear na Agricultura pelo CENA/USP, Piracicaba-SP (1997). - Professor da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente, deste 1987, atualmente lotado no Departamento de Geografia. - Responsável pelas disciplinas de Climatologia, Meteorologia, Hidrologia e Ciências do Ambiente. - Ministra aulas para os cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e Geografia. - Ministra aulas nos cursos de Pós-Graduação em Geografia (acadêmico e profissional) - Chefe do Departamento de Geografia (gestões 2013-2015, 2015-2017). 

Paulo Ponce Arroio Junior

Engenheiro Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e em modelagem ambiental com uso de geotecnologias e Sistemas de Informação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, qualidade da água e sedimentos

Referências

BOIN, M. N. Chuvas e Erosões no Oeste Paulista : Uma Análise Climatológica Aplicada. Rio Claro: Tese apresentada ao Curso de Pós- Graduação em Geociências - Área de Concentração em Geociências e Meio Ambiente, para a obtenção do Título de Doutor em Geociências, da Universidade Estadual Paulista - UNESP., 2000.

CREPANI, E. et al. Curso de Sensoriamento Remoto aplicado ao zoneamento ecológico-econômico. São José dos Campos: Coordenação de Ensino, Documentação e Programas Especiais - CEP, 1996.

CREPANI, E. et al. Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados ao Zoneamento Ecológico-Econômico e ao Ordenamento Territorial. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, 2001.

ESTADO DE SÃO PAULO. Diagnóstico da Situação dos Recursos Hídricos no Pontal do Paranapanema - Relatório Zero. Disponível em: <http://www.sigrh.sp.gov.br>. Acesso em: 1 jul. 2017.

GOOGLE. Google Earth Pro 8.1 - Nota - Martinopolis - São Paulo- Brasil. Disponível em: <https://www.google.com/earth/>. Acesso em: 20 jul. 2006.

GUERRA, A. J. T. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. SECRETARIA. Mapeamento Topográfico. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/>. Acesso em: 20 jul. 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE. Manual do Usuário SPRING. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/index.html>. Acesso em: 1 jun. 2017.

PEREIRA, K. F. Zoneamento Geoambiental da Bacia Hidrográfica da Represa Laranja Doce – Martinópolis ( SP ). Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Geografia., 2012.

RIBEIRO, F. L.; CAMPOS, S. Vulnerabilidade à erosão do solo da região do Alto Rio Pardo, Pardinho, SP. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 11, n. 6, p. 628–636, 2007.

SANTOS, R. F. DOS. Planejamento Ambiental – teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

SERRANO, M. R. A. Impactos da ocupação na cabeceira do Ribeirão Alegrete e junto à Fóz na Represa Laranja Doce, município de Martinópolis - SP. Monografia de Bacharelado – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente- SP, 2009.

SILVA, A. C. M.; ANDRADE, M. A.; VILELA, N. G. Contribuição à melhoria do turismo na represa Laranja Doce em Martinópolis-SP. Monografia de Bacharelado – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente- SP, 1996.

TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: SUPRÉN - Superintendência de Recursos Naturais e Meio Ambiente, 1977.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Como Citar

Rodrigues, T., Garcia Tommaselli, J. T., & Ponce Arroio Junior, P. (2018). MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE AOS PROCESSOS EROSIVOS A PARTIR DE MÉTODOS MULTICRITERIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA LARANJA DOCE, MARTINÓPOLIS – SP. Formação (Online), 25(45). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i45.5310

Edição

Seção

Artigos