PLANEJAMENTO AMBIENTAL DO VARJÃO DO RIO PARANAPANEMA, ROSANA-SP: ESTUDO PARA A CRIAÇÃO DE UM CORREDOR ECOLÓGICO, SOB A ÓTICA DO SISTEMA GTP (GEOSSISTEMA-TERRITÓRIO-PAISAGEM)

Autores

  • Diogo Laércio Gonçalves Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT-UNESP
  • Messias Modesto dos Passos Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4915

Resumo

O presente artigo, tem como objetivo o planejamento ambiental da área conhecida como Varjão do rio Paranapanema, no município de Rosana, utilizando a metodologia proposta por Bertrand (1990) do Sistema GTP (Geossistema-Terrritório-Paisagem). Para a caracterização e análise da paisagem, foi realizado o mapeamento do Potencial Ecológico (Geomorfologia-Clima-Hidrografia) e Exploração Ecológica (Vegetação-Solo-Fauna), bem como a análise da legislação ambiental acerca das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, com o intuito da criação do corredor ecológico para conectividade das mesmas, assim como outras áreas de unidades de conservação próximas ao varjão. Neste contexto, foi realizado uma ampla revisão bibliográfica com temas como: paisagem, geossistema e legislação ambiental. Também foram utilizadas técnicas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para a elaboração dos mapas, juntamente com trabalhos de campo para validação das informações. As propostas para a criação do corredor ecológico, teve como base a proposta do Inquérito Civil 263/2010 do Ministério Público do Estado de São Paulo, além disso, foram realizadas entrevistas semidirigidas com o intuito de extrair o sentimento da população local para com esta paisagem e avaliar suas intenções para o futuro da área. A partir dos resultados obtidos, pretende-se estabelecer um patamar inicial, acerca da possibilidade da criação deste corredor ecológico, fornecendo este material para Prefeitura Municipal de Rosana, dentre outros órgãos públicos, organizações não-governamentais e população local, com intuito de contribuir para o debate.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Laércio Gonçalves, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT-UNESP

Doutorando do programa de pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia -Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente- SP.

Messias Modesto dos Passos, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT-UNESP

Docente do programa de pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia -Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente

Downloads

Publicado

2018-01-08

Como Citar

Gonçalves, D. L., & dos Passos, M. M. (2018). PLANEJAMENTO AMBIENTAL DO VARJÃO DO RIO PARANAPANEMA, ROSANA-SP: ESTUDO PARA A CRIAÇÃO DE UM CORREDOR ECOLÓGICO, SOB A ÓTICA DO SISTEMA GTP (GEOSSISTEMA-TERRITÓRIO-PAISAGEM). Formação (Online), 24(43). https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4915

Edição

Seção

Artigos