PROPOSTA DE ZONEAMENTO PARA A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA REPRESA LARANJA DOCE – MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLIS-SP

Autores

  • Maria Carolina Almeida Dias Ufscar-Sorocaba
  • Heros Augusto Santos Lobo Ufscar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i25.4847

Resumo

O Oeste Paulista está entre as regiões mais afetadas em sua cobertura vegetal original no Estado de São Paulo, em função da ocupação humana na região e seu padrão de desenvolvimento socioeconômico. Com isto, a demanda pela criação de áreas protegidas, entre elas Unidades de Conservação, justifica-se pela necessidade de intensificar a conservação dos remanescentes florestais e a manutenção da biodiversidade. A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável que objetiva tanto a proteção do ambiente quanto a manutenção das atividades humanas em bases menos impactantes. Neste contexto, o município de Martinópolis criou, por meio de seu Plano Diretor, a APA da Represa Laranja Doce. Este artigo analisa o processo e as motivações de criação desta área protegida, bem como propõe seu Zoneamento, a fim de estabelecer o adequado regramento da área protegida dentro dos limites e possibilidades atuais. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos e estudos de campo, aplicação de entrevistas junto aos moradores e visitantes locais e elaboração de mapas através de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, como a vetorização e classificação de imagens de satélite com auxílio do software QGIS. Os resultados evidenciaram que a população afetada não foi consultada a respeito da criação da APA, tampouco foram realizados estudos para analisar a sua viabilidade, no que diz respeito ao uso da terra e cobertura vegetal. Como proposta final, o zoneamento sugerido buscou articular tais aspectos, visando conciliar a realidade encontrada com os objetivos de conservação ambiental da APA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Almeida Dias, Ufscar-Sorocaba

Geógrafa pela Unesp/FCT e Mestra em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Ufscar/Sorocaba.

Heros Augusto Santos Lobo, Ufscar/Sorocaba

Bacharel em Turismo (UAM-SP, 1999). Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais (UFLA-MG, 2004). Mestre em Geografia (UFMS-MS, 2006). Doutor em Geociências e Meio Ambiente (Unesp/Rio Claro-SP, 2011). Professor Adjunto I na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Depto. de Geografia, Turismo e Humanidades. Coordenador da Seção de Espeleoturismo da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). Editor-Chefe do periódico Tourism and Karst Areas desde 2008. Chairman da Comissão de Desenvolvimento Sustentável de Cavernas Turísticas da International Show Caves Association (ISCA) desde 2011. Tem experiência nas áreas de Turismo e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento turístico, gestão de destinos e atrativos turísticos, ecoturismo, implantação, manejo e gestão de unidades de conservação, trilhas e cavernas turísticas, monitoramento microclimático e capacidade de carga turística.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

Almeida Dias, M. C., & Santos Lobo, H. A. (2017). PROPOSTA DE ZONEAMENTO PARA A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA REPRESA LARANJA DOCE – MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLIS-SP. Formação (Online), 1(25). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i25.4847

Edição

Seção

Artigos