A AGLOMERAÇÃO GEOGRÁFICA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS (PSLs) NOS MUNICÍPIOS DE ITAJAÍ E NAVEGANTES (SC): ASPECTOS CONCEITUAIS, ECONOMIA ESPACIAL E DESAFIOS PARA O ORDENAMENTO DOS FLUXOS NO TERRITÓRIO.

Autores

  • Wander Luis de Melo Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Enzo Morosini Frazzon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4606

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo colaborar com os incipientes estudos sobre a aglomeração geográfica dos prestadores de serviços logísticos (PSLs) no território brasileiro, tendo como recorte espacial os municípios de Itajaí e Navegantes, que juntos formam a cidade logística do estado de Santa Catarina. Desde os anos 1960 na França, e posteriormente em alguns países da Europa e da América do Norte, iniciaram-se os estudos sobre o ordenamento dos fluxos e das atividades logísticas no território, através da criação e institucionalização de plataformas logísticas e freight villages. No Brasil, as políticas públicas para a criação de áreas nodais na rede urbana para às atividades logísticas estão ainda no campo das ideias, e com isso temos no território brasileiro a aglomeração de PSLs em áreas próximas aos grandes centros de consumo e das zonas portuárias, de forma desordenada, em meio ao urbano e a outras atividades produtivas e de serviços. A ausência de planejamento dos fluxos no território implica em prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Nesse sentido, este artigo demonstra como a aglomeração geográfica dos PSLs em Itajaí e Navegantes implica em investimentos em infraestruturas de transportes e em complexas estratégias de planejamento dos fluxos de mercadorias por parte de agentes públicos e privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wander Luis de Melo Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Ourinhos/SP.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente é doutorando em Geografia pela UFSC, sendo orientado pela Prof.ª Dr.ª Leila Christina Duarte Dias (UFSC). Bolsita Capes.

Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina

Enzo Morosini Frazzon é doutor em Engenharia de Produção (Doktor-Ingenieur, Dr.-Ing.) pela Universität Bremen/Alemanha (2006-2009); mestre em Engenharia de Produção - Logística e Transportes (2003-2005) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-1998). Possui também pós-graduação (MBA) em Administração de Empresas pelo IBMEC/SP (2000-2002). Obteve valiosa experiência prática na Audi/Volkswagen (1998-2001) e ArcelorMittal Brasil (2002-2003), onde atuou no planejamento estratégico, estudo de viabilidade, projeto e implantação de processos produtivos e logísticos. Desenvolveu e liderou projetos de pesquisa e extensão no Laboratório de Logística e Transportes - LabTrans/UFSC (2003-2006). Realizou pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik/Alemanha (2009-2010). Desde 2010, Enzo Morosini Frazzon é Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde lidera e atua em projetos nas seguintes temáticas de pesquisa: (i) integração entre processos produtivos, de logística e transporte, (ii) sistemas produtivos e logísticos inteligentes e (iii) abordagens estratégicas aplicadas à logística (Macrologística). Atua como supervisor do ProLogIS/UFSC (Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes, http://www.prologis.ufsc.br) e líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Sistemas Produtivos e Logísticos (S-ProLog). É autor e coautor de artigos científicos e livros, no Brasil e exterior. É também editor-convidado e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais e editor da Revista Produção Online (Revista Científica Eletrônica da ABEPRO, http://www.producaoonline.org.br

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Cruz, W. L. de M., & Frazzon, E. M. (2017). A AGLOMERAÇÃO GEOGRÁFICA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS (PSLs) NOS MUNICÍPIOS DE ITAJAÍ E NAVEGANTES (SC): ASPECTOS CONCEITUAIS, ECONOMIA ESPACIAL E DESAFIOS PARA O ORDENAMENTO DOS FLUXOS NO TERRITÓRIO. Formação (Online), 4(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4606

Edição

Seção

Artigos