TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES NAS AÇÕES RECENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL: PERCEPÇÕES A PARTIR DA EMERGÊNCIA ESCALAR E DA DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.

Autores

  • Victor da Silva Oliveria Universidade Federal de Pernambuco
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa
  • Arlindo Figueirôa Escobar Teixeira Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i24.4507

Resumo

O passivo do processo da ocupação do território nacional perpassa por grandes desequilíbrios regionais, tanto nacionais, como no interior dos estados. Diversos pesquisadores e ações políticas tem se preocupado com esta temática a partir de várias concepções, sejam elas econômicas, no enfrentamento dos limitantes do setor, ou então políticas, a partir de prerrogativas de superação da centralização administrativa e necessidade de amadurecimento do processo de participação. O presente artigo tem por objetivo analisar os avanços recentes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, como instâncias de representação, debate e deliberação tomando como referência temporal e analítica a reflexão trazida por José Eli da Veiga em 2006. Fizemos uso de leis e decretos que fundamentam os Conselhos, relatório de pesquisas recentes sob o tema e entrevistas com agentes envolvidos com a Instituição para essa reflexão. Os resultados apontam avanços na direção da qualificação dos estudos realizados a priori das ações consultivas e deliberativas dos Conselhos, entretanto há continuidades de práticas que enfraquecem a potencialidade dos mesmos, como desprendimentos de esforços que desvirtuam as propostas estratégicas da instituição e rebatem no enfraquecimento da proposta regional e na interescalaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor da Silva Oliveria, Universidade Federal de Pernambuco

Geógrafo (2011), Mestre em Desenvolvimento Regional (2013), doutroando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universdiade Federal de Pernambuco.

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas - (2002); Mestre (2009) e Doutor (2014) em Desenvolvimento Regional pela Universdiade de Santa Cruz do Sul. Professor adjunto do curso de relações públicas da Universidade Federal do Pampa - São Borja.

Arlindo Figueirôa Escobar Teixeira Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Geógrafo (2014), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Oliveria, V. da S., Martins, T. C., & Oliveira, A. F. E. T. (2017). TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES NAS AÇÕES RECENTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL: PERCEPÇÕES A PARTIR DA EMERGÊNCIA ESCALAR E DA DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA. Formação (Online), 1(24). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i24.4507

Edição

Seção

Artigos