HABEMUS A “TERRA PROMETIDA”: DISCURSOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS ANTES DAS RECOLONIZAÇÕES NO SUL DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: IVINHEMA . (1930-1950):

Autores

  • Jota Junior Marques Rosa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Djane da Silva Ferreira GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4492

Resumo

Este artigo trata do antes do auge migratório para Mato Grosso (antes da divisão territorial em dois Estados), situa – se no tempo e no espaço a noção de (re) definições das fronteiras brasileiras e nas ideologias pregadas para reocupa – las. As fronteiras brasileiras são anosas, apesar disso foram redefinidas no curso/representação do capital mundial e para formulação de um ideário de nação. Qual a mais perfeita atitude de tomar os espaços “vazios” e estabelecer a compleição governamental senão com pessoas? Pois foi o que foi feito a partir do contexto republicano até mais ou menos 1950, redefinindo as velhas (e agora novas) fronteiras, marchando para o oeste nas novas (velhas) terra prometidas ao capital, elevando o Estado de Mato Grosso· do mato denso, a abertura de vias, vilarejos, colônias agrícola pela (re) colonização particular.

Palavras – chaves: Terra prometida, recolonização, Geografia, História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jota Junior Marques Rosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Geografia-Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009). É especialista em Administração Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é Analista Administrativo do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência com pesquisa nas áreas da Etiologia e Epistemologia. Também se interessa por temas como Geoecologia de Paisagem, Água, Poesia, Ensino de Geografia e Produção do Espaço.

Djane da Silva Ferreira, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Professora Djane da Silva Ferreira é Licenciada Plena pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009).  É Pedagoga pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo – UCESP de Araçatuba. Licenciada em História pela Unipiaget. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo – UCESP de Araçatuba – UCESP.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Rosa, J. J. M., & Ferreira, D. da S. (2017). HABEMUS A “TERRA PROMETIDA”: DISCURSOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS ANTES DAS RECOLONIZAÇÕES NO SUL DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: IVINHEMA . (1930-1950):. Formação (Online), 4(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4492

Edição

Seção

Artigos