MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A CIDADE DE UBERABA - MG PELA MEMÓRIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UFTM

Autores

  • Marllon Henrique Leandro Universidade Federal de Uberlândia
  • Tânia Seneme do Canto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.4479

Resumo

Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de 20 alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles.Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marllon Henrique Leandro, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa e atua na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: mapas mentais e tecnologias no ensino de geografia.

Tânia Seneme do Canto, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora no Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Pesquisa e atua na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: novas tecnologias e linguagens no ensino de geografia e educação cartográfica.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Como Citar

Leandro, M. H., & Canto, T. S. do. (2019). MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A CIDADE DE UBERABA - MG PELA MEMÓRIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UFTM. Formação (Online), 26(48). https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.4479

Edição

Seção

Artigos