UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO E DOS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NO ESPAÇO DAS “CERVEJAS ESPECIAIS” A PARTIR DO CRESCIMENTO DAS MICROCERVEJARIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • João Paulo Rosalin Unesp - Rio Claro
  • Fabricio Gallo Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4163

Resumo

Buscamos neste texto compreender os novos rearranjos do circuito espacial da produção cervejeira e seus círculos de cooperação no espaço no estado de São Paulo a partir da análise do crescimento das microcervejarias, produtoras das chamadas “cervejas especiais”. Buscamos identificar os principais agentes envolvidos na produção e normatização do setor microcervejeiro apontando, assim, que como se dá o uso do território pelos agentes deste segmento industrial.

O estado de São Paulo, conforme informações da Associação dos Cervejeiros Artesanais – ACERVA, além de contar com o maior número de microcervejarias também possui a maior demanda de consumo, principalmente na capital do estado. Partindo de tais constatações identificamos que o processo recente de expansão da atividade das microcervejarias no estado de São Paulo tem raízes diferentes daquela expansão de microcervejarias de outras regiões do Brasil.

Notadamente, as densidades técnica e política que se aplicam à produção cervejas especiais no Brasil encontram-se marcadamente concentradas no estado de São Paulo, sendo que a participação deste no contexto nacional aponta para um conjunto de agentes e produtos necessários ao funcionamento da indústria cervejeira, que dispostos de forma igualmente concentrada, revelam a participação dos agentes econômicos em porções selecionadas do território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Rosalin, Unesp - Rio Claro

Graduando em Geografia

Fabricio Gallo, Unesp - Rio Claro

Prof. Dr. lotado no DEPLAN/IGCE/Unesp-RC

Downloads

Publicado

2016-07-12

Como Citar

Rosalin, J. P., & Gallo, F. (2016). UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO E DOS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO NO ESPAÇO DAS “CERVEJAS ESPECIAIS” A PARTIR DO CRESCIMENTO DAS MICROCERVEJARIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4163

Edição

Seção

Artigos