A CASA DA/NA TRANSITORIEDADE: EXPERIÊNCIAS NA MIGRAÇÃO PENDULAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARA O CAMPUS X – UEPA/IGARAPÉ-AÇU (PA)

Autores

  • felipe ferreira moreira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4129

Resumo

A migração diária de pessoas que fazem do fluxo um fenômeno de acesso para estudar e/ou trabalhar, pela falta de oportunidades em seus municípios de origem residencial, caracteriza o fenômeno da pendularidade. Mas as implicações deste fenômeno não impactam apenas percepções espaciais dos migrantes pendulares em uma simples relação origem-destino, mas também incita pensarmos sobre suas relações com espaços mais íntimos, como a casa, por conta do abando-retorno diário. Reverberações sobre este processo atingem o município de Igarapé-Açu, Estado do Pará, onde está localizado o Campus X, da Universidade do Estado do Pará, para o qual, universitários de diversas cidades empreendem a migração pendular. Para pensar este contexto, propomos como objetivo central para este artigo, compreender as experiências do estudante-migrante com sua casa, em uma vivência cotidianamente marcada pela pendularidade entre seus municípios de origem e Igarapé-Açu. Utilizando do método fenomenológico, entrevistamos quatro estudantes-migrantes para compreender como este fenômeno migratório fomenta implicações nas experiências diárias destes migrantes pendulares em relação ao seu habitar. O deslocamento diário de pessoas que migram para estudar em outras cidades pela falta de oportunidades em suas cidades de origem e/ou residencial, representa toda uma nova espacialização das relações casa-migrante, engendrando experiências onde habitar nas cidades dentro de um contexto de pendularidade é estar pautado em ritmos e rotinas diárias, de intensa transitoriedade e instabilidade em habitações que deveriam ser um aporte para segurança e estabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

felipe ferreira moreira, Universidade do Estado do Pará

Graduado no curso de Licenciatura plena em Geografia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).  Pesquisas em diversas áreas de Geografia, entre as quais, Geografia Urbana, Geografia da População, Ensino de Geografia, Geografia Agrária, etc. Atualmente, desenvolvo pesquisas relacionadas com Geografia Humanística/Cultural, com enfoque em questões migratórias.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Como Citar

moreira, felipe ferreira. (2016). A CASA DA/NA TRANSITORIEDADE: EXPERIÊNCIAS NA MIGRAÇÃO PENDULAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARA O CAMPUS X – UEPA/IGARAPÉ-AÇU (PA). Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4129

Edição

Seção

Artigos