UTOPIA, CRISTIANISMO E CIÊNCIA DA NATUREZA NA NOVA ATLÂNTIDA DE FRANCIS BACON

Autores

  • Fabrício Pedroso Bauab Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4091

Resumo

Trata, o presente artigo, de problematizar a filosofia baconiana, enfatizando a questão da concepção de uma nova visão acerca da relação técnica-ciência (filosofia natural). Para tanto, tomamos por prerrogativa analisar a obra Nova Atlântida, publicada em 1627, um ano após a morte de seu autor, Francis Bacon. Concluímos que a trindade, formada pelos diálogos entre ciência, técnica e religião, discorridos na obra do autor, o levam à defesa do domínio da natureza pela junção ciência-técnica orientada pelo cristianismo como forma de redenção da humanidade após o flagelo da Queda. A nova posse da natureza, após a Queda, se daria, portanto, para o filósofo, pelo poder que o homem conseguiria após a criação desta nova trindade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Pedroso Bauab, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre e Doutor em Geografia pela Unesp-Presidente Prudente. Docente do Curso de Geografia da Unioeste Francisco Beltrão e do Programa de Mestrado em Geografia da Unioeste-Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Bauab, F. P. (2017). UTOPIA, CRISTIANISMO E CIÊNCIA DA NATUREZA NA NOVA ATLÂNTIDA DE FRANCIS BACON. Formação (Online), 4(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4091

Edição

Seção

Artigos