Características geoambientais e avaliação da fragilidade climática da Sub-Bacia Hidrográfica do rio do Cais (PI)

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.
  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Petrônio Portela

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3852

Resumo

O presente estudo objetivou delimitar a área drenada pela Sub-Bacia Hidrográfica do rio do Cais (SBHRC), compartimentar os setores da Sub-Bacia, realizar o cálculo dos parâmetros do Balanço Hídrico (BH) e identificar os setores com maior fragilidade climática. A SBHRC possui 210 canais de 1ª ordem, 42 de 2ª ordem, 7 de 3ª ordem, 2 de 4ª ordem e 1 segmento de 5ª ordem, cuja densidade de drenagem é igual a 0,35 km/km2 e densidade de rios igual a 0,1 canis/km2.A SBHRC foi dividida nos seguintes setores: setor A (alto curso), que representa 39,2% da área, setor B (médio curso) e abrange 37,7%, setor C (baixo curso) e corresponde a 23,1% da Sub-Bacia. Os dados do BH apontam que os setores A, B e C possuem, respectivamente, 32,3%, 33% e 34,5% de suas áreas com 1.000 a 1.100 mm anuais de precipitação, concentradas principalmente de janeiro a maio e ocorrência de 8 a 10 meses secos, resultando em elevadas taxas de Evapotranspiração Potencial e a Evapotranspiração Real. O setor A, B e C apresentam, respectivamente, 27,7%, 38,4% e 44,6% de suas áreas com nível alto a muito alto de aridez, resultado das peculiaridades dos climas subúmido seco e semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG) e Revista Clóvis Moura de Humanidades (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Bacias Hidrográficas, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Petrônio Portela

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí(1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002)e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de sergipe (2010). Atualmente é professoraAdjunta da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pósgraduação(Programa de PósGraduaçãode Geografia da UFPI), em disciplinas e temasrelacionados à Geografia Física. É Editorachefeda Revista eletrônica EQUADOR e Líder do Grupode Pesquisa em GEOGRAFIA FÍSICA juntamente como o Dr. Gustavo Souza Valladares. Temexperiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas daGeografia Física com destaque para: Bacia hidrográfica, Desertificação e planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

dos Santos, F. de A., & de Aquino, C. M. S. (2016). Características geoambientais e avaliação da fragilidade climática da Sub-Bacia Hidrográfica do rio do Cais (PI). Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3852

Edição

Seção

Artigos