AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP: DESAFIOS PARA A SOBERANIA ALIMENTAR

Autores

  • VALMIR JOSÉ DE OLIVEIRA VALÉRIO FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3767

Resumo

Diferentes sujeitos disputam formas específicas de uso da terra e de gestão/controle do território e, com isso, contribuem na produção do espaço a partir do seu projeto de sociedade. Essas diferenças e disputas territoriais são importantes para compreender os diferentes modelos de desenvolvimento do campo promovidos pela agricultura camponesa e aquele promovido pelo agronegócio, no caso deste artigo, especificamente o agronegócio canavieiro. Partindo desta premissa e, tomando como referencial o conceito de soberania alimentar como o direito dos povos de produzir de acordo com suas práticas e hábitos culturais, alimentos para o abastecimento dos locais próximos, neste artigo verificamos a hipótese de que a territorialização da cana-de-açúcar tem provocado a precarização das condições de produção de gêneros alimentícios da agricultura camponesa destinados ao abastecimento local e regional, aprofundando a dependência em relação ao movimento dos alimentos no espaço e diminuindo as possibilidades de estabelecimento da soberania alimentar. O estudo foi desenvolvido a partir do caso do município de Tupi Paulista/SP, no período de 2003 a 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VALMIR JOSÉ DE OLIVEIRA VALÉRIO, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, FCT - UNESP, Campus de Presidente Prudente; natural de Tupi Paulista/SP, membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) desde 2007, desenvolve pesquisa em Geografia Agrária com ênfase no entendimento das influências da expansão agroindustrial canavieira para a produção de alimentos no âmbito das pequenas propriedades camponesas e a repercussão para o trabalho no campo. Atualmente desenvolve o Projeto Expansão/consolidação da agroindústria canavieira e a soberania alimentar: o caso do município de Flórida Paulista/SP , com apoio de bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2016-07-31

Como Citar

VALÉRIO, V. J. D. O. (2016). AGRONEGÓCIO CANAVIEIRO E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP: DESAFIOS PARA A SOBERANIA ALIMENTAR. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3767

Edição

Seção

Artigos