REGIÃO E REGIONALIZAÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS E SUAS VINCULAÇÕES COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • claudinei Silva Pereira FCT -UNESP
  • Antonio Nivaldo Hespanhol FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3510

Resumo

As regiões e os processos de regionalização são importantes mecanismos de delimitação espacial para a implementação de políticas públicas. Neste artigo, tratamos das características produtivas e sociais do estado de Minas Gerais, com base na análise dos processos que redundaram no desenvolvimento regional desigual. Caracterizamos as regiões criadas por instituições do Estado, notadamente a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE) que definem recortes territoriais visando a implementação do planejamento regional nos níveis federal e estadual, respectivamente. Também destacamos a atuação de organizações da sociedade civil que têm reivindicado a elaboração e execução de políticas públicas voltadas ao atendimento das populações residentes no semiárido. Constatamos que as políticas públicas oficiais tenderam a fortalecer as desigualdades regionais em Minas Gerais ao concederem facilidades para a realização de investimentos privados em algumas regiões e marginalizarem as demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

claudinei Silva Pereira, FCT -UNESP

Graduado em licenciatura e bacharel em Geografia; Especialista em Ensino de Geografia; Mestrando em Geografia.

Antonio Nivaldo Hespanhol, FCT/UNESP

Doutor em Geografia;

Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP nos programas de Graduação e pós-Graduação em Geografia da instituição.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

Pereira, claudinei S., & Hespanhol, A. N. (2015). REGIÃO E REGIONALIZAÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS E SUAS VINCULAÇÕES COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Formação (Online), 1(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3510

Edição

Seção

Artigos