O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO INSERIDO NO CONTEXTO DO OESTE PAULISTA: O CASO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA SÃO PAULO – 02.

Autores

  • Jean Ítalo Cabrera FCT/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3405

Resumo

Desde os mais remotos tempos da história do mundo é sabido que o Homem sempre teve a necessidade da ocupação e construção de seu espaço social. Temos estudos científicos nas áreas da Geografia, da História e da Arqueologia que comprovam que, de diversas maneiras, o Homem sempre esteve disposto a conquistar espaços cada vez mais longínquos do globo terrestre. A ciência geográfica se faz presente e compõe um leque de várias áreas de atuação de outras ciências que a auxiliam a fazer tal análise, seja com contribuições das Geociências, seja com análises da formação do espaço, da paisagem pretérita em si no tocante das ações antrópicas.

Assim, pela importância ressaltada sobre a tecnologia como meio de expressão de uma sociedade e pela escassez de dados sobre as populações pré-históricas na região, este trabalho terá importância no conhecimento da relação homem/meio no Alto Paraná Paulista.

Neste aspecto este artigo tem por objetivo expor os resultados das análises sobre o material arqueológico encontrado durante as escavações, procurando identificar, através de análise tecnotipológica, quais eram as técnicas utilizadas pelos povos pré-históricos que habitaram o sítio arqueológico Lagoa São Paulo – 02, bem como compreender e identificar a que grupos pertenciam, bem como a forma pela qual eles se relacionavam com o meio natural para a construção do espaço geográfico no qual habitaram no passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Cabrera, J. Ítalo. (2016). O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO INSERIDO NO CONTEXTO DO OESTE PAULISTA: O CASO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA SÃO PAULO – 02. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3405

Edição

Seção

Artigos