A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO VERTICALIZADO EM CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Ademir Araújo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3319

Resumo

O artigo ora em discussão trata de analisar como o modelo econômico toyotista, conhecido também como reestruturação produtiva, tem influenciado na (re)produção do espaço verticalizado em cidades do Rio Grande do Norte. Para tanto, é feita uma análise das cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó, as quais apresentam a evidência desse processo no estado, como elemento na dinâmica da (re)produção do seu espaço urbano. O referido processo se caracteriza por ser bastante recente e que tem se dado a partir da inserção do referido modelo no país, ou seja, a partir da década de 1970. Inicialmente o processo esteve ligado às atividades terciárias e, posteriormente, passou a predominar a verticalização para fins residenciais. A opção pela moradia em edifícios verticalizados está associada a uma mudança de hábito dos segmentos sociais mais abastados, estando atrelada, principalmente, a segurança que este tipo de moradia oferece à boa localização, e à posição social que esse segmento ostenta no seio da sociedade, ou seja, morar em apartamento confere um status social, buscando assim, um “novo” modo de vida, pois no imaginário da população em geral, morar nesse tipo de habitação “é coisa de rico”. Esse imaginário da moradia vertical é criado pelos agentes imobiliários através da mídia, para qual o apartamento em condomínio verticalizado e fechado é sinônimo de conforto, tranquilidade, segurança, lazer e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Estágio Pós-doutoral (2013) pela Universidade de Barcelona, Espanha. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Geografia, sendo professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (UFRN) em nível de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia do Nordeste, atuando principalmente nos seguintes temas: verticalização das cidades, crescimento urbano, impactos socioespaciais, segregação e desigualdades regionais.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

da Costa, A. A. (2016). A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO VERTICALIZADO EM CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE. Formação (Online), 1(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3319

Edição

Seção

Artigos