REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, TURISMO E INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS NO LITORAL POTIGUAR

Autores

  • FONSECA PONTES MARIA APARECIDA UFRN
  • Junior Santos Ary Pereira URFN
  • Nunes Oliveira Maria Rita UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3283

Resumo

As políticas públicas de turismo possibilitaram a atração de investimentos turísticos privados para o Nordeste brasileiro, desencadeando uma intensa dinamização do mercado imobiliário ao longo da zona costeira. O objetivo do artigo é discutir os efeitos do processo de reestruturação produtiva no Rio Grande do Norte, a partir da análise da atividade turística, e suas implicações no mercado imobiliário no litoral potiguar. O foco da análise será o comércio de imóveis, decorrente dos investimentos internacionais no Polo Costa das Dunas. Com relação aos procedimentos metodológicos, a principal fonte de pesquisa foram os cartórios de imóveis dos municípios enfocados no presente estudo. A reestruturação produtiva propiciou a inserção mais efetiva do litoral potiguar no mercado globalizado, por meio de atividades ligadas ao turismo e ao lazer, desencadeando a compra de terras por investidores internacionais. Verificou-se que as corporações internacionais procuraram comprar imóveis cujo uso não está diretamente voltado para o lazer e nem para o turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FONSECA PONTES MARIA APARECIDA, UFRN

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós doutorado também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) . É professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Turismo, ambos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenada o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Turismo e Sociedade.

Junior Santos Ary Pereira, URFN

Mestrando em Geografia/PPGE/UFRN, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Turismo e Sociedade. Possui graduação em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor da rede estadual de educação pública e supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

Nunes Oliveira Maria Rita, UFRN

Doutoranda em Turismo pela Universidade de Lisboa. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Tem experiência na área de Turismo atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, investimentos internacionais, crise, comunidade e capital social.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

MARIA APARECIDA, F. P., Ary Pereira, J. S., & Maria Rita, N. O. (2016). REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, TURISMO E INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS NO LITORAL POTIGUAR. Formação (Online), 1(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3283

Edição

Seção

Artigos