QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, BONITO - MS

Autores

  • Leandro Reginaldo Maximino Lelis Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente
  • André Luiz Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Priscila Varges da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Edson Luís Piroli Universidade Estadual Paulista
  • Rafael Brugnolli Medeiros
  • Weslen Manari Gomes

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3151

Resumo

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência dos seres vivos. Todavia, além disso, ela também se configura como um bem com enorme valor político, econômico e social. No município de Bonito, a água se faz ainda mais relevante, haja vista que 98% dos atrativos turísticos possuem relação com esse recurso natural. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade das águas superficiais dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, que se localizam no município de Bonito e se caracterizam pela presença de diversos empreendimentos turísticos. Para alcançar o objetivo proposto, delineamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e leitura do material selecionado; pesquisa de campo para a coleta dos dados; e, análise dos dados obtidos. Para a análise da qualidade das águas foram mensurados os seguintes parâmetros: oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, potencial hidrogeniônico, temperaturas do ar e da água, sólidos dissolvidos totais, potencial redox e salinidade. As amostras de água foram coletadas em 42 pontos distribuídos em 11 empreendimentos turísticos localizados nos rios Formoso, Formosinho, Mimoso e Sucuri. Os resultados enquadraram as águas superficiais dos rios pesquisados da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso na Classe I, segundo a Resolução nº 357/2005 do CONAMA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Reginaldo Maximino Lelis, Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente

Geógrafo formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. Bolsista de Mestrado da Fundação de Apoio so Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)

 

André Luiz Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Priscila Varges da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Professora do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Bonito.

Edson Luís Piroli, Universidade Estadual Paulista

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Rafael Brugnolli Medeiros

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Weslen Manari Gomes

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Maximino Lelis, L. R., Pinto, A. L., Varges da Silva, P., Piroli, E. L., Brugnolli Medeiros, R., & Manari Gomes, W. (2016). QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FORMOSO, BONITO - MS. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3151

Edição

Seção

Artigos