TERRITÓRIO E O MODUS OPERANDI DA GOVERNANÇA NAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, CAREIRO DA VÁRZEA (AM)

Autores

  • Marília Gabriela Gondim Rezende Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Therezinha De Jesus Pinto Fraxe Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Antonio Carlos Witkoski Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

território, gestão, rede de articulação política

Resumo

A temática territorial vem sendo amplamente discutida na Geografia, devido aos múltiplos interesses que permeiam a temática. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste artigo foi analisar a dinâmica territorial e o modus operandi da governança na Comunidade São Francisco, localizada no município Careiro da Várzea, no estado do Amazonas. Para atingir o objetivo, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos como formulários, entrevistas abertas, oficinas participativas, e a Matriz de Cultivos. Pode-se inferir que a comunidade estudada passou por inúmeras modificações sociais, o que acabou ocasionando transformações de cunho territorial, com destaque para a redução do número de algumas espécies existentes nas terras, florestas e águas da Ilha do Careiro. Os ribeirinhos produzem inúmeras estratégias de conservação, com vistas a aumentar as espécies existentes em menor número, com destaque para estratagemas regulatórios promovidos por uma gestão territorial específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Gabriela Gondim Rezende, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

GGraduada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre e Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). Atua principalmente nos seguintes temas: Governança, Gestão Territorial, Sociologia Rural, Conflitos, e Unidades de Conservação. Desenvolve pesquisas na área de governança ambiental a partir dos aspectos multidimensionais do trabalho nas terras, florestas e águas da Amazônia. Atualmente é editora executiva da Revista Sustentabilidade, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Therezinha De Jesus Pinto Fraxe, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.

Antonio Carlos Witkoski, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -- UNISINOS (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília -- UnB (1998) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará -- UFC (2002). Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais -- DCIS da Universidade Federal do Amazonas --UFAM, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia -- PPGS (professor permanente), do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia PPG/CASA (professor permanente) e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA (professor colaborador). Orientou 16 Monografias de Conclusão do Curso de Ciências Sociais, 35 Projetos de Iniciação Científica, 22 dissertações de mestrado e nove teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Ambiente (GP/STA) e Membro do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC). Foi membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia -- PPGS e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia -- PPGSCA. É atualmente Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Conselho Editorial da Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAR, da Editora da Universidade Federal do Amazonas -- EDUA e da SOMANLU: Revista de estudos amazônicos. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia no biênio 2007/2009. Desenvolveu pesquisa e extensão no interior do PIATAM Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria de Petróleo na Amazônia. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando o seguinte universo temático: desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, etnoconservação, processos de adaptabilidade à várzea amazônica, labor, trabalho, política, pesca na várzea amazônica, camponeses da várzea etc. PUBLICOU Diversidade intelectual e cultural política: abordagem gramsciana da pedagogia petista (Annablume, 2010) e Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais (Annablume, 2010). ORGANIZOU Unidades de Conservação do Amazonas no Interflúvio Purus-Madeira: diversidade cultural e gestão social dos bens comuns (EDUA, 2015), Território e territorialidades na Amazônia: formas de sociabilidades e participação política (Valer, 2014), Amazônia: cultura material e imaterial I (Annablume, 2012), Amazônia: cultura material e imaterial II (Annablume, 2012), A cultura da juta e malva na Amazônia: sementes de uma nova racionalidade ambiental? (Annablume, 2010) e A pesca na Amazônica Central: ecologia, conhecimentos tradicionais e formas de manejo (EDUA, 2009).

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Rezende, M. G. G., De Jesus Pinto Fraxe, T., & Carlos Witkoski, A. (2020). TERRITÓRIO E O MODUS OPERANDI DA GOVERNANÇA NAS TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, CAREIRO DA VÁRZEA (AM). Caderno Prudentino De Geografia, 1(42), 118–139. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6890

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles