O SETOR TÊXTIL NO BRASIL E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO PAULISTANO DA MOOCA

Autores

Palavras-chave:

Reestruturação produtiva, setor têxtil, trabalhadores, Mooca

Resumo

O artigo apresenta uma parte do trabalho realizado durante o ano de 2016 e 2017. Neste artigo é apresentado brevemente o setor de confecção têxtil no Brasil, tendo sido levantadas informações que permitiram traçar o perfil dos trabalhadores desse setor para a cidade de São Paulo. Para este trabalho foi realizado trabalho de campo na área de estudo, o bairro paulistano da Mooca, bem como entrevistas em sindicatos do setor, trabalhista e patronal. As leituras realizadas juntamente com as pesquisas de campo possibilitaram a compreensão de como a reestruturação produtiva do capital se fez e ainda se faz presente no setor têxtil, levando a concluir que o bairro da Mooca é um exemplo de como o capitalismo concorrencial característico dessa fase de reestruturação atinge os setores de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Conceição Rezende, FCT - Unesp Presidente Prudente

Mestranda no departamento de Geografia da FCT - Unesp Presidente Prudente. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho. Pesquisadora na área de Geografia Humana com ênfase em Geografia do Trabalho e gênero.

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Rezende, B. C. (2019). O SETOR TÊXTIL NO BRASIL E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO PAULISTANO DA MOOCA. Caderno Prudentino De Geografia, 4(41), 85–102. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6690

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles