AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE SISTEMAS HIDROGEOMORFOLÓGICOS E DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE ENTORNO NA UNIDADE HIDROGRÁFICA RIO DO FAGUNDES, PARAÍBA DO SUL, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores

  • Cintia de Andrade Corrêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nadja Maria Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Avaliação Ambiental de Nascentes, Protocolo de Avaliação Rápida, Área de Preservação Permanente de entorno de Nascentes, Unidade Hidrográfica de Planejamento.

Resumo

As nascentes são importantes e complexos sistemas hidrogeomorfológios que mantêm uma forte interação geoecológica na paisagem. O presente estudo trata da avaliação ambiental das Áreas de Preservação Permanente de dez nascentes seguindo um protocolo de avaliação rápida com o objetivo de avaliar o nível de perturbação, a partir de quatorze parâmetros avaliados na Unidade Hidrográfica de Planejamento Rio do Fagundes, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O mesmo foi aplicado no verão (fevereiro) e no inverno (agosto) de 2017 e os resultados demonstraram que o nível de perturbação constatado variou pouco entre as duas estações. No verão, seis das dez nascentes apresentaram nível alto de perturbação, duas apresentaram nível de perturbação natural, uma apresentou o nível de perturbação alterado e uma, sem dados. No inverno, seis nascentes apresentaram nível de perturbação impactado, uma apresentou nível de perturbação natural, duas, nível alterado e uma, sem dados. Concluiu-se que o protocolo permitiu a avaliação preliminar e de baixo custo, podendo ser replicado em ambientes de nascentes e entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia de Andrade Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Geógrafa e Analista Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Tutora Presencial do Curso de Licenciatura em Geografia - UaB/ CEDERJ/ UERJ. Área de estudo: Análise planejamento Ambiental; Geomorfologia Ambiental; Áreas protegidas e Geotecnologias.

Nadja Maria Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Geografia Física do Instittuto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; e do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO. Área de pesquisa: áreas protegidas; Geodiversidade, Geoturismo.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Corrêa, C. de A., & Costa, N. M. C. da. (2019). AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE SISTEMAS HIDROGEOMORFOLÓGICOS E DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE ENTORNO NA UNIDADE HIDROGRÁFICA RIO DO FAGUNDES, PARAÍBA DO SUL, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Caderno Prudentino De Geografia, 4(41), 118–135. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6587

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles