PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ESTIMATIVA DE VARIÁVEIS RELACIONADAS AO BALANÇO DE ENERGIA NO SISTEMA TERRA-ATMOSFERA – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Alécio Perini Martins Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Roberto Rosa Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, evapotranspiração, modelo SEBAL, balanço de energia, geotecnologias.

Resumo

O desenvolvimento e adaptação de modelos é importante para representar ou reconstruir a realidade de determinado local de forma simplificada, permitindo prever um comportamento, uma transformação ou uma evolução. O presente artigo tem como objetivo demonstrar os procedimentos para estimativa de variáveis como albedo de superfície, NDVI, radiação espectral de ondas longas e curtas, balanço de radiação, fluxos de calor no solo e sensível, temperatura de superfície e evapotranspiração real, a partir da metodologia (SEBAL) desenvolvida por Bastiaanssen (1995) e descrita por Allen et al (2002), viabilizando que outros pesquisadores utilizem o modelo no Brasil. O modelo utiliza imagens de sensoriamento remoto e ferramentas de geoprocessamento em sua execução e se aplica para imagens de diferentes sensores como TM/Landsat, MODIS, AVHRR, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutor (2015), Mestre (2009), Licenciado e Bacharel (2007) em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Docente nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, onde é coordenador do Laboratório de Geoinformação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias (com ênfase em Sensoriamento Remoto), Planejamento e Análise Ambiental, Modelagem em Geografia Física e Climatologia Geográfica.

Roberto Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1987), doutorado em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-Doutorado em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasilia (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Ciência e Tecnologia da Informação Geográfica (GeoFocus), Membro do Comitê Avaliador da Revista Sociedade & Natureza, Membro do Corpo de Consultores da Revista Geografia (Londrina). Foi Editor da Revista Sociedade & Natureza (2004-2007), membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2011), do Conselho Editorial da Revista Terra Livre (2004-2006). Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU), Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (ICIAG/UFU), Programa de Pós-Graduação em Geografia (FACIP/UFU), onde possui orientandos de mestrado e doutorado. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFU desde 2013. Participou do Projeto Mapeamento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal Bioma Cerrado Ano -Base 2002 (PROBIO). Atuou como Avaliador da Exatidão nos Projetos Mapeamento do Uso e Cobertura da Terra no Cerrado - Projeto TerraClass Cerrado 2013 e no Projeto Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite (Cerrado), projetos estes coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente. Atua nas áreas de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias, com ênfase nas questões ambientais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Martins, A. P., & Rosa, R. (2019). PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA ESTIMATIVA DE VARIÁVEIS RELACIONADAS AO BALANÇO DE ENERGIA NO SISTEMA TERRA-ATMOSFERA – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 100–119. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6156

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles