GENTRIFICAÇÃO NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO: DESLOCAMENTOS HABITACIONAIS E HIPER PRECIFICAÇÃO DA TERRA URBANA

Autores

  • Bruno Pereira Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Porto Maravilha, Zona Portuária, gentrificação, especulação imobiliária, deslocamentos habitacionais

Resumo

O presente estudo analisou parcela das contradições sociais derivadas da reestruturação espacial em curso na Zona Portuária do Rio de Janeiro, empreendida pela Operação Urbana Consorciada (OUC) Porto Maravilha. Procurou-se destacar as recentes dinâmicas fundiárias da localidade, expondo o elevado aumento do preço da terra, fato que gera pressões imobiliárias principalmente sobre os moradores mais pobres, com destaque para inquilinos, moradores de ocupações de sem teto e das favelas situadas no Morro da Providência e no Morro do Pinto. Este processo está culminando em deslocamentos habitacionais, através da associação de remoções compulsórias e por parcela dos moradores estar perdendo a possibilidade financeira de se manter na área estudada, em virtude dos ônus tributários ligados à consecução da OUC Porto Maravilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pereira Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente está cursando Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha como professor docente l pela Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e possui graduação (2010-2014) e Mestrado (2015-2017) em Geografia pela UFRJ. Está vinculado ao Grupo de pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE / UFRJ) e já atuou nos grupos: Programa de Educação Tutorial (PET Geografia - UFRJ) e Reestruturação urbana no Estado do Rio de Janeiro. Governança e desenvolvimento territorial no Médio Vale do Paraíba. Atuação principal na área de Geografia Urbana com ênfase nas dinâmicas espaciais das Áreas Centrais.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Nascimento, B. P. (2019). GENTRIFICAÇÃO NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO: DESLOCAMENTOS HABITACIONAIS E HIPER PRECIFICAÇÃO DA TERRA URBANA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 45–64. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/5716

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles