PESQUISAS SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERFACES COM O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Márcia Cristina de Oliveira Mello

Resumo


Este artigo traz resultados de pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática do ensino do conceito de Território. Buscou-se inventariar o estado da arte sobre as pesquisas brasileiras que abordam o território, suas dimensões e variâncias no ensino de Geografia. Foram localizados até o momento vinte e três estudos que foram classificados de acordo com as seguintes categorias de análises: transposição didática do conceito de território para os currículos oficiais e/ou livros didáticos; os processos de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos (incluindo território); e descrições e/ou sugestões de práticas pedagógicas que avançam na relação do uso do conceito e sua tematização na sala de aula. Estas pesquisas tanto denunciam a caráter rotineiro de se conceber o território enquanto um espaço físico, concreto e mensurável, quanto indicam outras possibilidades possíveis de abordagens que avançam no pensar e no fazer o ensino de Geografia nas escolas. 


Palavras-chave


ensino de Geografia; ensino do conceito de território; prática pedagógica.

Texto completo:

PDF


Caderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente