UMA ANÁLISE DE CIDADE E URBANO (FORMA E PROCESSO), A PARTIR DAS PEQUENAS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Francisco Aracildo de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ademir Araújo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Pequenas cidades. Urbano. Práticas sociais. Dinâmica urbana

Resumo

O grande centro, metrópole, a cidade média ou pequena, independente da escala que ocupem em um território, evidencia o reflexo do viver urbano marcado por relações e práticas sociais, políticas, econômicas, de consumo, de bens e serviços, dentre outras. Buscamos aqui, fazer uma discussão conceitual de temas como: cidade, urbano e pequena cidade a partir das vivências nas pequenas cidades do Rio Grande do Norte, com ênfase para a Microrregião do Agreste Potiguar.  Neste sentido, o cenário escolhido para a pesquisa em tela foi o que se evidenciou por meio de análises de como esses processos inerentes a cidade e ao urbano se concretizam nas cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada e Serra Caiada e faz com que seus citadinos tenham condições plenas de habitarem suas cidades de origem e sejam capazes de estarem inseridos na dinâmica urbana brasileira. Pesquisa esta que foi desenvolvida durante o curso de Mestrado em Geografia Humana, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Aracildo de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Geografia, PPGE-UFRN; Mestre em Geografia, PPGE-UFRN, 2016. Especialista em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase no Sistema Prisional, pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Kennedy - IFESP-RN, (2014); Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014); Licenciado em: Geografia pela UFRN (2011), Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - CE (2008). Tem experiência com: Transferência de renda; comércio informal e mudanças no setor terciário - comércio - Bolsa Família. - Evasão na Educação de Jovens e Adultos - EJA; - Análise de como vem sendo desenvolvida a Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte. Dinâmica Urbana: Parcelamento do solo; Loteamentos de terras em pequenas cidades, tendo como foco as cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada e Serra Caiada/RN. Vem desenvolvendo pesquisa voltadas para a Geografia da Violência, insegurança e espacialização da violência, tendo como campo de estudo a cidade do Natal - RN.

Ademir Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona (2013). Atualmente é Professor Titular Nível E da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Geografia, sendo professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (UFRN) em nível de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia do Nordeste, atuando principalmente nos seguintes temas: verticalização das cidades, crescimento urbano, impactos socioespaciais, segregação e desigualdades regionais.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

de Moura, F. A., & da Costa, A. A. (2018). UMA ANÁLISE DE CIDADE E URBANO (FORMA E PROCESSO), A PARTIR DAS PEQUENAS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE. Caderno Prudentino De Geografia, 1(40), 29–51. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/5444

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles