AVALIAÇÃO DO ESTADO GEOAMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DA PAISAGEM DE PRAIA GRANDE (SP)

Autores

  • Tissiana de Almeida de Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Cenira Maria Lupinacci da Cunha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Estado Geoambiental, Geoecologia de Paisagens, Praia Grande

Resumo

As áreas litorâneas são consideradas ambientes naturais de elevada fragilidade ambiental, em razão de suas características intrínsecas. As regiões litorâneas podem ser consideradas como paisagens nas quais há integração entre componentes naturais e antropo-naturais em diversas escalas temporais, constituindo, desta maneira, um “sistema total”. A partir desse pressuposto e com base na Geoecologia de Paisagens, este trabalho tem como objetivo analisar o Estado Geoambiental do município de Praia Grande, a partir de mapeamento elaborado em escala 1:50.000. A partir desta cartografia de síntese, que integra as características físicas da área de estudo com o atual tipo de uso da terra que se faz nesta, é possível verificar quais setores da paisagem foram mais afetados pelas ações humanas e quais setores que mantém suas características originais, o que pode colaborar nas ações de planejamento urbano e ambiental, levando em consideração suas fragilidades naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tissiana de Almeida de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Geografia (Licenciatura - 2007 e Bacharelado - 2008) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Rio Claro.

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Rio Claro (2010). 

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014)

Atuante na área de Geomorfologia (com ênfase para áreas litorâneas), Uso da Terra, Cartografia Geomorfológica, Zoneamento Geoambiental.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Souza, T. de A. de, & Cunha, C. M. L. da. (2018). AVALIAÇÃO DO ESTADO GEOAMBIENTAL EM ÁREAS COSTEIRAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DA PAISAGEM DE PRAIA GRANDE (SP). Caderno Prudentino De Geografia, 1(39), 103–126. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3673

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles