A DINÂMICA CANAVIEIRA NA MICRORREGIÃO CERES, GOIÁS: DAS COLÔNIAS AGRÍCOLAS NACIONAIS AO AGRONEGÓCIO SUCROENERGÉTICO

Autores

  • Lara Cristine Gomes Ferreira Universidade de Brasília
  • Fernando Luiz Araújo Sobrinho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Expansão Sucroenergética, Estado, Ordenamento Territorial, Paisagem, Microrregião Ceres.

Resumo

A formação socioespacial brasileira apresenta vários contextos chaves para se entender algumas transformações verificadas em sua paisagem. Parte-se assim, da tentativa de compreender a territorialização da atividade canavieira no Brasil e seus desdobramentos socioespaciais, em particular para a microrregião Ceres, localizada no estado de Goiás, por entender que a atividade canavieira, e a lógica sucroenergética atual, apresenta elementos ricos, “novos” e “velhos” de apropriação, que contribuem para o desvelar das contradições. A atividade canavieira, que conjuga produção, processamento e circulação dos produtos, por meio de um sistema agroindustrial é bastante complexa, pois acaba por influenciar e dinamizar o campo e a cidade, o rural e o urbano, bem como a região a qual está inserida. Acredita-se que a dinamização socioeconômica marginal e o desenvolvimento incompleto, bem como as contradições socioespaciais frutos do agronegócio sucroenergético veirificado na região estudada, estão materializados no espaço geográfico e são perceptíveis na paisagem regional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Cristine Gomes Ferreira, Universidade de Brasília

Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral (sanduíche / bolsa CAPES), na Universidade de Santiago de Compostela, Galícia / Espanha. É Geógrafa e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na linha de pesquisa produção do espaço urbano e rural, com pesquisas sobre a expansão das agroindústrias canavieiras, dinâmicas socioespaciais, (re)configuração da rede urbana e regional e Paisagens Regionais. Atualmente é Geógrafa do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fernando Luiz Araújo Sobrinho, Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é membro do núcleo docente estruturante da Universidade de Brasília, professor adjunto 4 da Universidade de Brasília e coordenador geral do curso geografia ead uab da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, turismo, geografia do distrito federal e entorno, desenvolvimento urbano e brasília.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Gomes Ferreira, L. C., & Araújo Sobrinho, F. L. (2018). A DINÂMICA CANAVIEIRA NA MICRORREGIÃO CERES, GOIÁS: DAS COLÔNIAS AGRÍCOLAS NACIONAIS AO AGRONEGÓCIO SUCROENERGÉTICO. Caderno Prudentino De Geografia, 1(39), 146–175. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3588

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles