Cidades médias, fluxos aéreos: o papel regional de Montes Claros/MG

Autores

  • Iara Soares de França UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG
  • Maria Ivete Soares de Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG
  • Francielle Gonçalves Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG

Palavras-chave:

Montes Claros, Cidades Médias, Fluxo Aéreo, Região.

Resumo

As cidades médias são espaços diferenciados no sistema urbano brasileiro em virtude do seu número de habitantes, dinamismo econômico e também por concentrar grande quantidade de equipamentos urbanos e serviços médicos, educacionais, entre outros, que atraem, sobretudo, uma população regional. No Norte de Minas Gerais tem-se Montes Claros com suas características demográficas, econômicas e estruturais agregando ao seu redor e sob sua influência vários núcleos urbanos com fluxos materiais e imateriais diversos: trabalho, estudos, capitais, bens, serviços, mercadorias, transportes, consumo, negócios e lazer.  Neste contexto, este artigo analisa o papel regional de Montes Claros a partir dos fluxos de pessoas dos municípios da região Norte de Minas que utilizam o transporte aéreo em direção aos diversos destinos em Minas Gerais e Brasil. Nessa perspectiva, é importante contextualizar Montes Claros como uma cidade média com o poder de comando sobre um conjunto de cidades por meio de funções complexas e diversificadas que exerce. Montes Claros cresce e se desenvolve, exercendo forte centralidade nos setores socioeconômico, político, estrutural e cultural, consolidando- se como cidade média regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Soares de França, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Mestrado em Geografia da Universidade de Montes Claros-MG (UNIMONTES). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (BIPDT) da FAPEMIG.

Maria Ivete Soares de Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG

Doutoranda em Geografia pela PUC-MINAS. Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros-MG (UNIMONTES)

Francielle Gonçalves Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-MG

Graduada em Geografia pela  Universidade Estadual de Montes Claros-MG. Bolsita de Apoio Técnico/BAT da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Como Citar

França, I. S. de, Almeida, M. I. S. de, & Silva, F. G. (2016). Cidades médias, fluxos aéreos: o papel regional de Montes Claros/MG. Caderno Prudentino De Geografia, 1(37), 62–71. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3554

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles