GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DE RESERVATÓRIOS INTERIORES DESTINADOS AO TURISMO

Autores

  • Marcos Paulo Almeida Fornazieiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Rio Claro/SP.
  • Andréia Medinilha Pancher Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Rio Claro/SP.

Palavras-chave:

Geotecnologias, Fragilidade Ambiental, Reservatórios, Turismo

Resumo

A presente pesquisa pretendeu analisar a fragilidade ambiental no entorno da represa do Lobo, no município de Itirapina/SP, visando subsidiar o planejamento físico e turístico da área. Para o propósito, foram utilizadas as Geotecnologias, que auxiliaram na elaboração dos mapas de declividade, geologia, pedologia e uso e cobertura da terra. Estes mapas temáticos foram integrados através da análise multicritério disponível no SIG/ARCGIS, processo do qual se extraíram as classes de fragilidade potencial e emergente, variando de muito baixa a muito alta. No geral, a represa está inserida numa área frágil do ponto de vista físico, sobretudo em razão da cobertura pedológica bastante susceptível à erosão. No entanto, o relevo relativamente plano ameniza o desencadeamento de processos erosivos e assoreamentos dos corpos d’ água, resultando em fragilidade potencial média, na maior parte da área analisada. Quanto à fragilidade emergente, os usos atuais identificados no entorno da represa são pouco impactantes, justificando a baixa fragilidade em vários setores da área, com exceção das estradas, solo exposto e orla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Almeida Fornazieiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Rio Claro/SP.

Geógrafo e Especialista em Perícia Ambiental. Atualmente é mestrando em Geografia pelo programa de pós-graduação do Instituto de Geociências e Ciências Extas da Unesp, campus de Rio Claro/SP. Possui experiência em análise ambiental e geoprocessamento.

Andréia Medinilha Pancher, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Rio Claro/SP.

Graduada em Geografia pela Unesp, Rio Claro. Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, São Carlos e Doutora em Geografia pela Unesp, Rio Claro. Atualmente, é professora assistente doutora e vice-chefe do Depto de Planejamento Territorial e Geoprocessamento e vinculada ao programa de pós-graduação em Geografia da Unesp, Rio Claro.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Fornazieiro, M. P. A., & Pancher, A. M. (2018). GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DE RESERVATÓRIOS INTERIORES DESTINADOS AO TURISMO. Caderno Prudentino De Geografia, 1(39), 127–145. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3550

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles