QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE GEOGRAFIA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Teorias Locacionais, História do Pensamento Geográfico, Ciência Regional, Economia Espacial.

Resumo

Este artigo parte dos pressupostos teórico-metodológicos fundantes da geografia econômica caracterizando e diferenciando as teorias espaciais e suas funções como modelos para o desenvolvimento regional. Resgatar as principais ideias das teorias locacionais é importante para o aperfeiçoamento de novas investigações acerca do desenvolvimento econômico com base regional. Nesse sentido, este artigo põe em discussão, num primeiro momento, as teorias de Von Thünen no campo da agropecuária, Alfred Weber e August Lösch no setor industrial e Walter Christaller no âmbito dos serviços e comércio, apontando os princípios norteadores desses modelos espaciais. No segundo momento, debatem-se as ideias da ciência regional, a partir de Walter Isard passando por Michel Porter nas questões das economias de aglomeração, competitividade e cooperação entre empresas, por fim, discute-se as idéias da Nova Geografia Econômica de Paul Krugman. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é fazer apontamentos bibliográficos das principais teorias aplicadas ao longo da história da geografia econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Geografia (UFSM). Mestre em Extensão Rural (UFSM). Doutor em Geografia (UNESP - Rio Claro). Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), líder do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL)

Downloads

Publicado

2016-05-20

Como Citar

Dutra Alves, F. (2016). QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE GEOGRAFIA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Caderno Prudentino De Geografia, 1(37), 5–21. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3355

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles