TRABALHO, IDEOLOGIA E AS OUTRAS ENGRENAGENS: O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO SOCIAL

Elias Coimbra Silva, Túlio Barbosa

Resumo


Considerando que a sociedade é composta tanto por ideias quanto por objetos e que a relação entre essas metades é dialética, o presente artigo procura encampar algumas reflexões sobre a dinâmica desse processo, o qual se confunde com a própria educação, à medida que esses citados conteúdos, concretos e abstratos, sendo eles socialmente “fabricados”, precisam ser transmitidos de uma geração a outra. Desse modo, o educador possui a importante prerrogativa de transmitir ou não, os conteúdos, e ainda, na escolha daqueles conteúdos que deveriam ou não ser ensinados, posto que essa mesma escolha vem a constituir-se na diferença entre uma postura conservadora ou uma postura revolucionária, face aos conflitos que constituem uma sociedade classista, como a nossa.

Palavras-chave


Competitividade; cooperativismo; ideologia; relações de produção; universo simbólico

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Caderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774

 

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