CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA

Autores

  • Cláudio Antonio Di Mauro Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Planejamento de Recursos Hídricos, Conflitos Pelo Uso da Água, Crises Pelo Uso da Água, Outorga de Direito de Uso De Água, Comitês de Bacia Hidrográfica.

Resumo

Este artigo traz uma abordagem das questões ligadas à gestão dos Recursos Hídricos e os problemas acarretados por modelos de gerenciamento comprometidos com uma perspectiva ideológica neoliberal. A água é um recurso fundamental para a manutenção da vida no planeta, e, também, por outro viés, essencial para a continuidade de um paradigma desenvolvimentista insustentável. Aceitando-se que a base que alicerça o sistema econômico na contemporaneidade não prioriza a vida, humana e de todos os seres que habitam o planeta, o artigo está elaborado de modo a enfatizar este fato reportando-se a dois casos exemplares, o colombiano e o brasileiro, através dos quais se faz uma análise dos conflitos pelo uso da água, investigando de que modo as conquistas garantidas legalmente podem ser efetivadas na experiência prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Di Mauro, C. A. (2014). CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(36), 81–105. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3174