A intervenção em prol da recuperação de áreas degradadas por erosão hídrica na microbacia hidrográfica da Água Três Unidos no município de Vera Cruz – SP

Autores

  • Jéssica de Sousa Baldassarini UNESP - Presidente Prudente
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes UNESP - Presidente Prudente

Palavras-chave:

Erosão hídrica, Bacias hidrográficas, Propriedade Rural, Metodologias de recuperação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação de técnicas mecânicas através do uso de barramentos de bambu, no processo de recuperação de áreas degradadas por erosão hídrica, considerando a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e ação, já que a mesma possibilita a interrelação entre a ocorrência de processos erosivos, a dinâmica das águas e o uso e ocupação do solo. O estudo de caso se deu em uma propriedade rural localizada na microbacia da Água Três Unidos, no município de Vera Cruz. Inicialmente, identificaram-se os fatores relevantes no desencadeamento dos sulcos erosivos e, posteriormente, estabeleceu-se a proposta de recuperação que consiste na construção de barramentos de bambu no interior das erosões. Esta metodologia foi escolhida por ser de baixo custo, eficiente e pouco invasiva, observando-se com o emprego da mesma o crescimento de vegetação no entorno das barreiras e a retenção de grande parte dos sedimentos. A metodologia pode ser aplicada por pequenos e grandes produtores rurais, favorecendo não somente a recuperação de áreas degradadas por erosão, como também a diminuição do assoreamento dos cursos d’água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Sousa Baldassarini, UNESP - Presidente Prudente

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, cursa Bacharelado em Geografia pela mesma Universidade. Foi integrante do grupo de pesquisa GEDRA (Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária), de 2011-2012, desenvolvendo projeto de Iniciação Científica com financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob orientação da Prof. Dra. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol. Atualmente é integrante do Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, desenvolvendo projeto de Iniciação Científica com financiamento da FAPESP, sob orientação do Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmicas Regionais, uso e ocupação do solo e recuperação de áreas degradadas por erosão.

Aprovada no programa de pós-graduação em Geografia de Presidente Prudente (Início em 2014).

João Osvaldo Rodrigues Nunes, UNESP - Presidente Prudente

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Alicante (Espanha). Atualmente é Professor Assistênte Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, mapeamento geomorfológico, erosão, depósitos tecnogênicos e Ambiente.

Downloads

Publicado

2014-11-23

Como Citar

Baldassarini, J. de S., & Nunes, J. O. R. (2014). A intervenção em prol da recuperação de áreas degradadas por erosão hídrica na microbacia hidrográfica da Água Três Unidos no município de Vera Cruz – SP. Caderno Prudentino De Geografia, 1(36), 174–190. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2650