A metodologia do discurso do sujeito coletivo na representação social da bacia hidrográfica

Autores

  • Marcelo Henrique Otenio Embrapa Gado de Leite
  • Gabriele Medeiros Dos Santos UFSCAR - Araras
  • Davi Fortes Galvão UNIFEI - Itajubá
  • Maria Leonor Ribeiro Cassimiro Lopes Assad UFSCAR - Araras
  • Francisco Antonio Dupas UNIFEI - Itajubá

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Recursos hídricos, Conservação ambiental

Resumo

A pesquisa qualitativa tem grande relevância na compreensão da relação socioambiental no contexto da bacia hidrográfica. Este estudo mostra os resultados da utilização da pesquisa qualitativa com a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Esta pesquisa foi realizada em municípios do entorno do Parque Estadual do Ibitipoca, MG/Brasil. Foram entrevistados jovens do ensino médio, representantes de escolas estaduais, produtores rurais e técnicos de extensão rural. Os resultados/discursos mostraram que 42% dos entrevistados compartilham a ideia de que as mudanças na paisagem, de alguma forma interferiram nas suas vidas ou produção e 30,0% concordaram que os rios e córregos são importantes para a atividade de produção. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que compreender as expectativas, satisfação e conduta dos agentes sociais em relação ao ambiente são essenciais. Estas pesquisas podem dar suporte para a criação de modelos de gestão ambiental por analisar as populações locais e ainda indicar o caminho para a criação de programas de educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique Otenio, Embrapa Gado de Leite

Pesquisador na área de Gestão ambiental, recursos hídricos e efluentes. Embrapa Gado de Leite Juiz de Fora

Gabriele Medeiros Dos Santos, UFSCAR - Araras

Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural.

Rodovia Anhanguera, km 174 - SP-330 - Araras - São Paulo - Brasil

CEP 13600-970

Davi Fortes Galvão, UNIFEI - Itajubá

Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, CEP 37500-903, Itajubá- MG. 

 

Maria Leonor Ribeiro Cassimiro Lopes Assad, UFSCAR - Araras

Doutora em Ciência do Solo e Manejo - Université de Montpellier 2

Sciences et Techniques - Place Eugène Bataillon - 34095 Montpellier, France

Francisco Antonio Dupas, UNIFEI - Itajubá

Pós Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar)  Docente Associado 3 da Universidade Federal de Itajubá  – UNIFEI. Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, CEP 37500-903, Itajubá- MG.

Downloads

Publicado

2014-11-23

Como Citar

Otenio, M. H., Dos Santos, G. M., Galvão, D. F., Assad, M. L. R. C. L., & Dupas, F. A. (2014). A metodologia do discurso do sujeito coletivo na representação social da bacia hidrográfica. Caderno Prudentino De Geografia, 1(36), 44–66. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2603