O PAA NA REGIÃO DE DRACENA: DA DIVERSIFICAÇÃO À ESPECIALIZAÇÂO PRODUTIVA

Autores

  • Fernando Veloso UNESP - Presidente Prudente
  • Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol FCT/UNESP

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Comercialização, Espaço Rural, Associativismo

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos, instituído em 2003, tem auxiliado os produtores familiares em uma das etapas mais problemáticas do processo produtivo, que é a comercialização. Nesse contexto, buscamos nesse trabalho analisar o PAA tendo como recorte espacial o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Dracena-SP. Constatamos que os primeiros projetos foram implementados no ano de 2005/06, e a partir disso tem evoluído consideravelmente no número de projetos, recursos, produtores rurais e entidades beneficiadas. Embora, o PAA vise à incorporação de uma gama de produtos típicos da produção rural de base familiar, em alguns municípios constatamos que o PAA tem promovido a especialização ao invés da diversificação produtiva e beneficiado os produtores mais capitalizados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Veloso, UNESP - Presidente Prudente

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente. Faz parte do Grupo de Estudo Dinâmica Regional Agropecuária (GEDRA).

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Veloso, F., & Hespanhol, R. A. de M. (2012). O PAA NA REGIÃO DE DRACENA: DA DIVERSIFICAÇÃO À ESPECIALIZAÇÂO PRODUTIVA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(34), 161–178. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/1924

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles