Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Caderno Prudentino de Geografia tem como principal foco editorial a publicação de temas relacionados à Geografia. Entre os diversos números já publicados estão artigos com temáticas como geografia física, geografia humana, relação sociedade e natureza, geografia agrária, geografia urbana, pensamento geográfico, movimentos sociais, território, migração, entre outros.

Os textos submetidos ao CPG devem seguir as normas de formatação definidas na seção “Diretrizes para Autores”, ser inédito e, obrigatoriamente, nos idiomas português, espanhol ou inglês.

Os tipos de trabalhos que se enquadram para avaliação e publicação na revista são:

  • artigos científicos redigidos em forma de revisão bibliográfica, resultados de pesquisas e ensaios;
  • notas de pesquisa, notas técnicas e notas críticas;
  • resenhas críticas de livros, artigos, relatórios, teses e dissertações;
  • relatórios de trabalho de campo, missões de estudos e relatos de experiência;
  • transcrições de palestras, conferências, mesa redonda e entrevistas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos submetidos ao Caderno Prudentino de Geografia serão, inicialmente, encaminhados para uma avaliação prévia (triagem) realizada pela equipe editorial da Revista com o intuito de averiguar os seguintes critérios:

1. Vínculo com o foco e escopo da Revista;

2. Contribuições atuais, pertinentes e inéditas do manuscrito submetido;

3. Adequação as normas e diretrizes para os (as) autores (as) e em relação as políticas editoriais estabelecidas pela Revista.

As submissões que não respeitarem qualquer um dos critérios anteriores serão arquivadas.

Após esta etapa de triagem realizada pela equipe editorial, cada trabalho submetido à Revista será encaminhado para avaliação por dois pareceristas do conselho científico e, em havendo grande discrepância entre os pareceres o trabalho será submetido a um terceiro avaliador.

O prazo dado aos pareceristas para o parecer é de 30 dias. Entretanto esse prazo pode variar para mais ou menos dias, quando o número de textos submetidos é muito menor ou maior, conforme cada período de submissões à Revista, bem como devido ao trabalho voluntário que o conselho editorial e científico realiza, o que demanda certa flexibilidade.

Por sua vez, os autores possuem o prazo de 30 dias para realizar as alterações sugeridas pelos avaliadores. Sendo que após esse período, caso os autores não retornem o manuscrito com as alterações e correções exigidas, sem justificativa plausível, o mesmo será arquivado.

Obs.: No caso dos manuscritos nos quais a decisão editorial for "correções obrigatórias", os (as) autores (as) deverão encaminhar um documento informando e justificando quais sugestões/indicações não foram alteradas de acordo com a indicação dos pareceristas científicos. 

Periodicidade

Publicação semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.