O MANUAL DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RELAÇÃO EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Maria Lucia Paniago Lordelo Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /Campus do Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.986

Palavras-chave:

Trabalho didático, manual didático, Educação Física

Resumo

Este artigo apresenta a temática sobre o manual didático, tendo como objetivo discutir questões relativas à mediação feita por esse instrumento de trabalho na relação professor/aluno, com foco na disciplina de Educação Física. Neste trabalho realizamos uma discussão a respeito da concepção do manual didático, abordando-o histórica e teoricamente como instrumento de mediação na relação educativa. Buscamos compreender a educação na sociedade em que vivemos, por meio da discussão acerca dos fundamentos do trabalho didático, para encontrar elementos que nos permitam identificar o papel histórico do manual didático no processo educativo. A partir da investigação literária a respeito do tema pudemos constatar que, mesmo com a escassez no âmbito da pesquisa e a quase inexistente produção do manual didático de Educação Física, disponível no mercado, esse debate é pertinente na medida em que, como mercadoria que é e como possibilidade para ampliação do capital, tal instrumento de trabalho torna-se um nicho de lucro para a indústria editorial. Entendendo-o, na perspectiva comeniana, como elemento que simplifica e objetiva o conhecimento socialmente construído, faz-se necessária a busca por outro/outros instrumentos didáticos que, sem vulgarizar ou sonegar tais conhecimentos, possibilite o aprofundamento e a investigação que extrapolem os seus limites didáticos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.986

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Paniago Lordelo Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /Campus do Pantanal

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Downloads

Como Citar

NEVES, M. L. P. L. O MANUAL DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RELAÇÃO EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 155–170, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.986. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/986. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO