INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO COMO OBJETO DE ANÁLISE

Autores

  • Cristina Cinto Araujo Pedroso Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)
  • Tárcia Regina da Silveira Dias Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.985

Palavras-chave:

educação de surdos, bilinguismo, inclusão, surdez

Resumo

A educação inclusiva, em relação ao surdo, é capaz de oferecer à esse aluno condições para aprender, superando antigos paradigmas discriminatórios e excludentes baseados no oralismo e na comunicação total. Isso significa propiciar uso de procedimentos instrucionais adequados ao surdo, currículo bilíngue e bicultural, formação adequada de professores, intérprete educacional, presença de educadores surdos sinalizadores, interlocução entre surdos e ouvintes e reorganização da escola em todas as suas dimensões. Diante desse panorama, o estudo teve como objetivo analisar as condições de ensino de um aluno surdo inserido no Ensino Médio de uma escola pública estadual, com a presença de um professor fluente em Libras atuando como intérprete. Procederam-se registros sobre as atividades propostas na sala de aula e os relacionamentos do aluno surdo com professores e colegas ouvintes, durante três semestres letivos nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, e História. Foi possível constatar que a escola não mudou com a presença do aluno surdo e que o professor fluente em Libras, atuando como intérprete, assume, na sala de aula, a função de professor. Além disso, verificou-se que as ações por ele desenvolvidas possibilitaram a aprendizagem e participação do aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem. Com base nos dados obtidos conclui-se a urgência de reorganização da escola na direção da inclusão e do bilinguismo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.985

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto).

Tárcia Regina da Silveira Dias, Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda.

Downloads

Como Citar

PEDROSO, C. C. A.; DIAS, T. R. da S. INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO COMO OBJETO DE ANÁLISE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 134–154, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.985. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/985. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO