CONTEXTOS CULTURAIS E CONHECIMENTO ESCOLAR: UM PERCURSO DE PESQUISA COM IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Carmen Campoy Scriptori Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.983

Palavras-chave:

Aprendizagem escolar, modelos mentais, ensino de ciências físicas, formação docente

Resumo

Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, com possibilidade de aplicação didática, que apresenta resultados de uma investigação sobre a noção do movimento dos corpos, realizada com sujeitos de distintos meios culturais - cultura urbana e de cultura indígena - no Brasil. O estudo mostrou a existência de modelos mentais como fonte de interpretação do real na construção do pensamento de sujeitos de ambas culturas. A fundamentação teórica está em consonância com os estudos psicogenéticos e com a teoria dos Modelos Organizadores de Pensamento. Seu principal objetivo foi investigar as representações mentais dos participantes na compreensão do movimento e queda dos objetos em situações do cotidiano. Parte do pressuposto de que o conhecimento sobre a mecânica do movimento dos corpos supõe uma gênese e evolução de modelos mentais que organizam o pensamento. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas seguindo os princípios do método clínico piagetiano. Os resultados encontrados contribuem para a formação e prática docente, na medida em que fornecem subsídios para a compreensão dos processos de aprendizagem escolar implicados no ensino das noções de física, particularmente na noção de gravidade específica. O artigo questiona a educação escolar e suas práticas, fazendo uma reflexão crítica do papel da escola na aprendizagem dos conteúdos escolares e apresentando implicações para a aprendizagem de conhecimentos científicos, o papel do ensino escolar e, consequentemente, para a formação docente.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.983

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Como Citar

SCRIPTORI, C. C. CONTEXTOS CULTURAIS E CONHECIMENTO ESCOLAR: UM PERCURSO DE PESQUISA COM IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 95–115, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.983. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/983. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê