PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: QUAL O IMPACTO DE UM ANO DE FORMAÇÃO?

Autores

  • Dulce Pinto Escola Secundária Anselmo de Andrade.
  • Pedro Rocha dos Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.981

Palavras-chave:

Educação em ciência, ensino experimental, formação de professores, 1.º Ciclo do Ensino Básico

Resumo

O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências pretendeu contribuir para a melhoria da educação científica de base experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (alunos entre 6 e 10 anos) através do desenvolvimento do conhecimento científico e didáctico dos professores. A investigação descrita neste artigo – de índole qualitativa e baseada em estudos de caso – estuda as potencialidades e limitações da estratégia de formação proposta por esse programa. Discute-se a situação particular de duas formandas que, tendo participado no 1.º ano do Programa, não puderam frequentar o 2.º ano de formação. Pretende-se, assim, estudar o impacto de apenas um ano de formação no conhecimento profissional e nas práticas de sala de aula dessas formandas. Verificam-se, em ambos os casos, impactos positivos ao nível do conhecimento científico das professoras e do reposicionamento das suas concepções sobre a importância do ensino experimental. Contudo, detectou-se um conhecimento didáctico limitado, especialmente no que respeita à avaliação das actividades experimentais e à sua implementação com grupos heterogéneos. Os dados obtidos revelam a pertinência do envolvimento das professoras num segundo ano de formação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.981

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PINTO, D.; REIS, P. R. dos. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: QUAL O IMPACTO DE UM ANO DE FORMAÇÃO?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 73–85, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.981. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/981. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê