AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alessandra de Morais Shimizu

Resumo


Procurou-se, através desta pesquisa, inicialmente identificar as representações sociais de moral de professores do ensino fundamental da rede oficial. Buscou-se verificar se as representações encontradas baseavam-se em teorias psicológicas, conteúdos científicos supostamente abordados nos cursos de Habilitação Específica de 2° grau para o Magistério e, em especial, no curso superior de Pedagogia. Entrevistando quarenta professores, verificou-se que suas representações estavam sustentadas mais em valores convencionais de conformidade as normas e regras sociais, que em teorias psicológicas. Alem disso, constatou-se que a variável possuir curso superior de Pedagogia não era elemento diferenciador na formação de suas representações. A pesquisa sugere um questionamento sobre a formação de profissionais de ensino, sua repercussão na prática educativa dos professores do ensino fundamental e, conseqüentemente, na formação sociomoral das crianças que freqüentam esse nível escolar.


Palavras-chave


Moral; Representação Social; Professores do Ensino Fundamental.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.95


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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