Algumas Considerações Iniciais em Torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Autores

  • João C. Palma Filho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.94

Resumo

O principal objetivo deste artigo é tecer alguns comentários em torno da Resolução CEB n.° 3/98 do Conselho Nacional de Educação e o Parecer n.° 15/98 que sustenta os termos da referida Resolução que estabeleceu as Diretrizes Curriculares para o ensino médio, a partir das indicações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Discute-se o significado inovador da introdução dos princípios pedagógicos da identidade, autonomia, diversidade, interdisciplinaridade e contextualização, apresentados como elementos norteadores da construção do projeto pedagógico por parte da escola. Por outro lado, aponta-se o sério comprometimento da aplicação desses mesmos princípios pedagógicos, quando se avalia o tratamento dado, tanto na Resolução quanto no Parecer em relação aos conteúdos curriculares de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia. Aponta-se ainda a omissão em relação à Psicologia.

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

PALMA FILHO, J. C. Algumas Considerações Iniciais em Torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.94. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/94. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê