A Formação Do Professor De Ensino Fundamental E Sua Atuação Na Sala De Aula, Quanto À Leitura Em Língua Materna

Maria Antonia Granville

Resumo


Neste artigo, discutem-se as condições do atual ensino de leitura em língua materna, a formação de professores de ensino fundamental (os das quatro primeiras séries) e sua atuação na sala de aula, quanto a essa atividade. Assim sendo, apontam-se alguns problemas nessa formação para o ensino de leitura, analisam-se alguns fatores relevantes, como o conhecimento insuficiente sobre a língua, à ausência de algumas disciplinas indispensáveis no currículo dos cursos de habilitação especifica para o magistério e a falta de articulação entre os níveis fundamental e médio de ensino. Apresentam-se, também, alguns conceitos de professores de primeira a quarta serie, quanto a leitura e ao seu ensino. Comenta-se a atual proposta do MEC, para a escola e para a formação de professores para as series iniciais.


Palavras-chave


Formação de Professores; Língua Materna; Ensino Fundamental; Leitura.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.78


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com