INSTITUINDO SIGNIFICADOS DE “TRABALHO DOCENTE” POR MEIO DE DISSOCIAÇÃO DE NOÇÕES

Autores

  • Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Estáceo de Sá

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.765

Palavras-chave:

Trabalho docente, significados de trabalho docente, dissociação de noções

Resumo

Como em qualquer definição a de “trabalho docente” decorre de alguma comparação. Compara-se o trabalho docente com alguma das profissões liberais determinando o que falta para que venha a ser como estas. Se “trabalho docente” for considerado um emprego, se o compara com outros em instituições similares ou, ainda, com os postos trabalho em geral, pondo em cena a noção de não autonomia ou de autonomia restrita. Esta comparação também pode conduzir à caracterização de trabalho objetivado em oposição ao subjetivo, dentre outras. O objetivo deste artigo é expor algumas dessas comparações para esboçar uma revisão conceitual que pode originar argumentos mais pertinentes a respeito do trabalho docente. O que foi realizado por uma análise do corpus discursivo do debate contemporâneo acerca de “trabalho docente”, do qual foram extraídas as principais comparações e argumentos. Não apresento uma revisão dos trabalhos e autorias por não se tratar de uma hermenêutica. Nossa análise explicita o uso da técnica argumentativa dissociação de noções que estabelece a divisão de uma noção usual em dois termos, em que o segundo é apresentado como o pleno de qualidades e o primeiro como o que não as possui, estabelecendo uma hierarquia entre seus significados.

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Como Citar

MAZZOTTI, T. B. INSTITUINDO SIGNIFICADOS DE “TRABALHO DOCENTE” POR MEIO DE DISSOCIAÇÃO DE NOÇÕES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.765. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/765. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê